Perguntas Frequentes

 

• Gerais

• Estudante

• Vale Transporte

• Cidadão

• Isento

• Sênior


Gerais

Como funciona?

O ÚNICO é um Sistema de Bilhetagem Eletrônica que utiliza um cartão inteligente sem contato, para ser utilizado no interior dos ônibus do sistema de transporte urbano de Foz do Iguaçu. O cartão substitui o dinheiro e os bilhetes de papel para o pagamento da tarifa. Para utilizar basta aproximá-lo do equipamento validador, instalado no interior dos ônibus. O sistema fará o débito das tarifas e a liberação automática da catraca, agilizando o processo de embarque e tempo da viagem.

 

O cobrador será mantido?

Sim, o cobrador será mantido, pois ele será responsável pela operação do equipamento (validador), recebimento dos pagamentos em dinheiro e conferência dos cartões que possuem benefícios: estudantes, portadores de necessidades especiais, fiscais do sistema, entre outros.

 

Qual será a ordem de implantação dos cartões?

Os cartões serão implantados gradativamente por tipo: o primeiro cartão será o Vale Transporte, seguido do Estudante, Isento, Cidadão, Sênior e Turista.

 

Haverá custos no fornecimento do cartão?

Não. O primeiro cartão é fornecido gratuitamente ao cliente, porém se este for danificado, extraviado ou roubado será cobrada uma taxa de 5 vezes a tarifa vigente pelo ressarcimento dos custos operacionais.

 

Em caso de extravio, roubo ou danificação eu perco meus créditos?

Você deverá comunicar a ocorrência para nosso serviço de atendimento diretamente na Central de Atendimento ÚNICO, ao lado do Terminal Central, na Rua Mem de Sá, 449 ou pelo fone (45) 3027-0100 de segunda a sexta feira, das 8 às 16h30min, que irá proceder o bloqueio do cartão e prestará maiores informações sobre o ressarcimento dos créditos e taxas para emissão de segunda via.


 

 

© Copyright 2009. UNICOFOZ